fbpx
Servidores

apache2: Could not reliably determine the server’s fully qualified domain name

Em servidores locais, geralmente utilizados para testes não é incomum ao reiniciarmos o serviço apache2 nos depararmos com a mensagem:


* Restarting web server apache2 apache2: Could not reliably determine the server’s fully qualified domain name, using 127.0.1.1 for ServerName
… waiting apache2: Could not reliably determine the server’s fully qualified domain name, using 127.0.1.1 for ServerName
[ OK ]

Porém obviamente sempre temos que prestar atenção em mensagens de erro, pois sabendo como resolvê-los em servidores de testes, posteriormente saberemos também como sair de uma enrascada em servidores de produção que venhamos a pegar mal configurados, então vamos resolver facilmente este simples problema local por hora.

A solução para o erro Could not reliably determine the server’s fully qualified domain name que temos ao reiniciar o servidor apache2 dá-se pela simples edição do arquivo apache2.conf, localizado no diretório /etc/apache2 – Ps.: no meu caso estou usando o Ubuntu 12.04.3 LTS (Precise Pangolin), caso sua distribuição seja outra poderá haver alguma diferença no nome do pacote, ao invés de apache2 pode também ser encontrado como http2.

Prosseguindo: editando o arquivo /etc/apache2/apache.conf com seu editor de textos preferido apenas adicione a seguinte linha ao final do arquivo:


ServerName localhost

Após salvar o arquivo e fechá-lo, ao reiniciar o serviço apache2 poderemos observar que o problema foi resolvido:


sudo service apache2 restart
* Restarting web server apache2 … waiting [ OK ]

Felix

Residindo atualmente na cidade de Cascavel, no oeste do Paraná. Já dei aulas de informática, trabalhei com Hardware, redes, fui analista de suporte, aprendi SEO e mídias sociais e também programação. Faço um pouco de tudo, mas não sou especialista em nada, por isso estou sempre estudando e tentando evoluir. Com isso vou compartilhando aqui um pouco do que vou aprendendo no dia a dia.

Verified by MonsterInsights