Para quem usa constantemente o terminal em distribuições Linux, é habitual a criação de atalhos para comandos mais frequentemente usados no arquivo .bashrc dentro da pasta /home de cada usuário. Porém recentemente comecei a usar um iMac no trabalho e estou ainda me acostumando com as diferenças do MacOS, que apesar de ser muito semelhante, tem lá suas particularidades; uma destas é justamente a criação de atalhos para serem usados no terminal de comandos.

Vamos a um exemplo: Constantemente preciso verificar o conteúdo de um diretório, inclusive exibindo seus arquivos ocultos, para isso, sabemos que é necessário executar o comando ls -la:

ls -la

Mas podemos simplesmente criar um atalho (*também chamado alias *) para que estes mesmos arquivos ocultos sejam exibidos com um simples ls. Para isso, dentro da pasta /home/ do usuário, vamos criar o arquivo .bash_profile:

vim ~/.bash_profile

Dentro deste arquivo, apenas adicionei o conteúdo:

alias ls=`ls -lh`

vim ~/.bash_profile

Feito isso, após salvar e fechar o arquivo e para já ativar o novo atalho sem a necessidade de fechar o terminal, basta executar o comando:

source ~/.bash_profile

Para criar outros atalhos, basta adicioná-los cada um em uma linha deste mesmo arquivo ~/.bash_profile no mesmo formato.