fbpx
Desenvolvimento

Auto completar código PHP no Vim

Dica rápida de configuração para o editor de textos Vim (meu editor preferido) para autocompletar códigos PHP. A dica é tão rápida e tão simples de fazer que chega a ser quase maçante, basta adicionar no final do arquivo $HOME/.vimrc a seguinte linha:


autocmd FileType php set omnifunc=phpcomplete#CompletePHP

Uma vez feito isso, salve o arquivo e feche-o. Agora para fins de teste crie um novo arquivo com o nome “info.php” e dentro do mesmo faça apenas o básico, como na imagem abaixo:

Caso tenha dificuldades para ver na imagem o texto que digitei, foi simplesmente o trecho a seguir (intencionalmente não completo – lembre-se que estamos testando uma função que irá auto-completar nossos códigos PHP dentro do Vim).



Digitada esta pequena porção de código PHP, resta-nos fazer uma pequena sequência de comandos bem simples, primeiramente segurando a tecla: Ctrl e logo em seguida pressionamos uma após a outra as teclas “x” e “o“. O resultado pode ser observado logo abaixo:

No exemplo citado havia apenas uma correspondência, teste com outros trechos de código para poder ver as sugestões.

Obviamente o uso do editor de textos Vim não é uma opção de todos, porém para mim é mais do que excelente, pois além de utilizar pouquíssimos recursos de memória e processamento, sua capacidade é enorme. Com ele é possível fazer coisas que muitos editores de texto profissionais não fazem de jeito nenhum, e isso com uma incrível velocidade. Claro, cada caso é um caso; mesmo tendo o Vim como meu editor de texto padrão e também como IDE, por vezes faço uso do Geany ou mesmo do Aptana, depende muito do que eu estou fazendo e de como é o projeto.

Mas e você? É um dos raros que utilizam também o Vim ou prefere alguma outra IDE? Se utiliza o Vim, deixe como comentário aquela sua configuração especial dele, ou mesmo “truque” que melhora o seu desempenho e produtividade. Colabore com sua dica também.

Felix

Residindo atualmente na cidade de Cascavel, no oeste do Paraná. Já dei aulas de informática, trabalhei com Hardware, redes, fui analista de suporte, aprendi SEO e mídias sociais e também programação. Faço um pouco de tudo, mas não sou especialista em nada, por isso estou sempre estudando e tentando evoluir. Com isso vou compartilhando aqui um pouco do que vou aprendendo no dia a dia.

Verified by MonsterInsights