fbpx
Aplicativos

Como gerar chaves SSH no Mac OS X

Sim, eu sei que é estranho a todos o título do artigo, mas é que há uma semana estou tendo a nova experiência de trabalhar com um Mac OS X “El Capitan” e estou me adaptando aos poucos.

Muita coisa é igual, mas também muita diferente do velho Linux ao qual estou habituado, então aqui cabem algumas anotações como de costume. Hoje mesmo precisei gerar minhas chaves SSH para trabalhar com meus novos repositórios.


cd ~/
ssh-keygen -t usa

A saída no terminal foi esta:

Generating public/private rsa key pair.
Enter file in which to save the key (/Users/felix/.ssh/id_rsa):

Optei por armazenar minhas chaves pública e privada no diretório padrão sugerido, porém era perfeitamente possível especificar outro destino. Em seguida foi-me pedida uma senha (opcional):

Enter passphrase (empty for no passphrase):
Enter same passphrase again:
Your identification has been saved in /Users/felix/.ssh/id_rsa.
Your public key has been saved in /Users/felix/.ssh/id_rsa.pub.

Como conclusão, para confirmar que o processo foi concluído com êxito, foi-me apresenta da a impressão digital da chave e sua respectiva “randomart image”.

Para visualizar a chave criada, basta executar o comando:


cat ~/.ssh/id_rsa.pub

Felix

Residindo atualmente na cidade de Cascavel, no oeste do Paraná. Já dei aulas de informática, trabalhei com Hardware, redes, fui analista de suporte, aprendi SEO e mídias sociais e também programação. Faço um pouco de tudo, mas não sou especialista em nada, por isso estou sempre estudando e tentando evoluir. Com isso vou compartilhando aqui um pouco do que vou aprendendo no dia a dia.

Verified by MonsterInsights