Recentemente iniciei meus estudos de Java e a partir daí comecei a brincar um pouco e criar algumas coisas com Swing e JavaFX. Porém após instalar o NetBeans com JDK e tudo, para trabalhar com o JavaFX ainda é necessário ter o Scene Builder para trabalhar com as “janelas”.

Infelizmente, para encontrar o download do Scene Builder, o processo não foi assim tão fácil (devo estar ficando velho, só pode); procurando diretamente no site da Oracle ou mesmo pelo Google não o encontrei assim tão fácil. Mas claro que não desisti e por fim acabei encontrando.

Estou neste momento executando a instalação do JavaFX Scene Builder em meu notebook, no qual tenho como Sistema Operacional o Fedora release 22 (Twenty Two), então fiz o download da versão .tar.gz disponível no link: JavaFX Scene Builder, no caso as outras versões disponíveis são em formato .deb e para Windows, neste mesmo link, no momento em que estou executando a instalação há o Scene Builder 1.1 e o 2.0; optei então pela instalação da versão 2.0.

Após executado o download, basta acessar o terminal, entrar na pasta onde o arquivo foi salvo e executar o comando:

$ tar zxvf javafx_scenebuilder-2_0-linux-i586.tar.gz

O comando descompactará o conteúdo do arquivo dentro de uma pasta chamada JavaFXSceneBuilder2.0, para usar o Scene Builder agora, basta acessar a referida pasta e executar o arquivo:

$ ./JavaFXSceneBuilder2.0

Java Scene Builder