Empresas muito frequentemente para agilizar a comunicação interna, fazem uso de IM (do inglês: Instant Messengers, ou no nosso bom português: Mensageiros Instantâneos). Porém por questão de privacidade e segurança, nem sempre podem fazer uso de WhatsApp, Telegram, Facebook Messengers, Hangouts e etc; então acabam optando pela alternativa de Software Livre e acabam instalando seus próprios servidores de IM.

Um protocolo de comunicação amplamente utilizado é o XMPP, anteriormente conhecido como Jabber, e um servidor tão popular quanto é o Openfire, que não só atende ao protocolo XMPP, mas a diversos outros.

Aqui vamos abordar o quão simples é a instalação de um servidor Openfire em uma máquina com o sistema Debian instalado; o unico pré-requisito para a instalação é ter o Java instalado. Por padrão, a distribuição Debian vem com o OpenJDK instalado, porém neste meu ambiente de testes optei por removê-lo e utilizar o Java da própria Oracle – processo o qual não está documentado aqui, mas é muito simples de fazê-lo, caso alguém tenha dificuldade nisso é só comentar aqui no artigo.

No momento em que faço este tutorial, minha versão do SO é um Debian GNU/Linux 8 64 bits e utilizando a versão 1.8.0_72 do Java; vamos lá o processo é tão simples que praticamente é só imagens (mas eu vou deixar os comandos para também fazer um simples Copy/Paste:

Vá até a página de download do site oficial e baixe a versão mais recente do Openfire para sua distribuição Linux, que no meu caso foi a 4.0.1 em formato .deb

Por questões pessoais de organização, arquivos de instalação eu sempre coloco no diretório /opt/, então vamos acessá-lo:

cd /opt

Download concluido, vamos começar a instalação:

dpkg -i openfire_4.0.1_all.deb

Acredite, 50% do trabalho já está feito, vamos agora apenas inicializar o servidor Openfire:

/etc/init.d/openfire start

Ok, esta é apenas parte da instalação, talvez o mais difícil por termos que trabalhar no tão faigerado terminal do Linux, mas confesse, não foi assim tãããão difícil. O restante da configuração agora é feito compeltamente em modo gráfico, através de um navegador web; temos apenas que acessar o servidor em que instalamos o serviço Openfire através de seu IP pela porta 9090 em qualquer navegador, sendo ele na própria máquina caso ela tenha a interface gráfica ou através de outra com acesso à mesma rede. No exemplo aqui demonstrado, acessei-a pelo endereço: http://192.168.25.8:9090.

Openfire - Welcome to setup

Nesta primeira tela acima, vamos apenas selecionar o idioma Português Brasileiro e clicar em continuar para ir para a próxima tela:

Openfire - Configurações do servidor

Aqui, não vamos alterar nada, optando por deixar as configurações de portas de acesso e encriptação em sua forma default; vamos apenas clicar em continuar.

Openfire - Configurações do Banco de Dados

Neste tutorial estou abordando apenas a instalação básica do servidor Openfire, então no que se refere a banco de dados na tela acima, optei por um Banco de dados interno para não nos preocuparmos com a instalação e configuração de um servidor MySQL independente, vamos apenas utilizar os recursos do próprio Openfire para também demonstrar que além de simples de instalar ele também é bem completo.

Openfire - Configuração de perfis

Como estamos falando de instalação simples, vamos então optar pela alternativa mais simples das configurações de perfis, novamente escolhemos a opção “padrão” e clicamos em continuar.

Openfire - Conta do administrador

Todo servidor precisa de um administrador, portanto, na imagem acima informei o e-mail do responsável pela administração deste servidor Openfire e defini sua senha de acesso. Observação, se você não tiver um servidor de e-mail integrado ao Openfire, este e-mail aí não será enviado 😉

Openfire - setup concluido!

Ok, setup concluido! Caramba, que difícil hein??? Agora para acessar a interface administrativa de seu servidor Openfire, basta novamente digitar em seu navegador seu endereço IP, seguido da porta de acesso, que aqui neste exemplo foi http://192.168.25.8:9090 – para acessar a área administrativa, o usuário é: admin e a senha foi a que você definiu anteriormente.

Openfire - login

Como falei anteriormente, este é um tutorial básico de instalação de um servidor Openfire, agora que você concluiu tal tarefa, obviamente tem que efetuar as devidas configurações (que não estão abordadas aqui), principalmente de perfis de usuários, porém isso por incrível que pareça é bem mais fácil que a própria instalação, mas novamente reforço: se tiverem qualquer dificuldade deixem seu comentário que tais configurações podem vir em outro tutorial.

Openfire