Recentemente optei por migrar meu blog da plataforma WordPress para Jekyll, talvez alguém tenha notado isso se ter o costume de frequentar meu blog em busca de novos artigos.

Vários fatores me influenciaram nessa decisão, alguns deles foram performance, manutenção e inclusive a oportunidade de aprender algo diferente. Daí, depois de algumas horas de estudo consegui rodá-lo localmente e fiz uma limpa nos artigos do blog, deixando aqui o que passou pelo filtro do IQQ (Índice Que eu Quiser).

Para então compartilhar um pouco de minha experiência, aqui está um tutorial simplificado de como instalar o Jekyll em sua máquina local para poder estudar um pouco e também aprender algo novo assim como eu, claro, se esse for o seu caso.

Em primeiro lugar: quais as depenências para instalação do Jekyll?

Como o título deste artigo já diz: meu ambiente de trabalho é o Fedora, então naturalmente algumas dependências já estão satisfeitas, como por exemplo o Python, portanto me preocupei com outros detalhes como o Ruby (incluindo os headers para desenvolvimento, o que pode simplesmente ser instalado com o comando:

# dnf install ruby ruby-devel kernel-devel kernel-headers redhat-rpm-config -y

Também será necessário instalar as RubyGems:

# gem update --system

Feito isso, instale o NodeJS para isso serão necessários 2 comandos:

# curl --silent --location https://rpm.nodesource.com/setup_6.x | bash -

então:

# dnf install nodejs -y

Caso ainda não seja de seu conhecimento, todos os comandos acima estão precedidos com um ‘#’, que não faz parte dos comandos, ele serve apenas para indicar que o comando necessita ser instalado como usuário root, os comandos que virão a seguir serão precedidos por um ‘$’, o que significa que podem (ou devem - dependendo de sua interpretação) serem executados como seu usuário normal, que não possui privilégios administrativos no sistema:

$ gem install jekyll bundler

Como esse é apenas um artigo que explica como eu efetuei a instalação do Jekyll em minha máquina para migrar o meu blog, sinta-se a vontade para cloná-lo e ver como ele foi feito:

$ git clone https://github.com/asfelix/asfelix.github.io.git

Agora que você fez isso, em seu computador existirá o diretório: asfelix.github.io, entre no mesmo e agora vamos instalar as dependências que são necessárias para o meu blog:

$ bundle install

Agora é só executar o servidor do Jekyll para você ter uma cópia de meu blog sendo executada em sua própria máquina (não é divertido?):

$ bundle exec jekyll serve

Se após executar o comando acima você se deparar com as mensagens abaixo: parabéns, o Jekyll está sendo executado com sucesso em seu computador.

bundle exec jekyll serve

Feito isso, em seu navegador acesse o endereço http://127.0.0.1:4000/ e voialà:

blog rodando em localhost

Nos próximos artigos vou dar algumas dicas para trabalhar com o Github e publicar lá o seu próprio blog assim como o meu ou quem sabe até contribuir enviando arquivos para mim dando um fork neste meu repositório que você tem agora em seu computador. Também claro, conforme eu mesmo for aprendendo quem sabe poderemos desenvolver temas para o Jekyll… Só o tempo dirá (e minha preguiça também). Até mais.