A origem deste artigo é o comentário do leitor Fábio Canto, do blog FCST-INFO:

Caro, estou começando novamente nesta brincadeira, mas descobri um problema, que pode gerar algum transtorno, não consigo abrir o site se não adicionar o www, como posso resolver esse problema?

Agradeço pela ajuda.

Resposta:

A forma mais simples de solucionar esse problema é fazer um redirecionamento para um dos dois, conforme sua escolha. Na verdade, o uso do www remonta os primórdios da internet, hoje é ainda amplamente utilizado por questão puramente de costume adquirido. É muito comum principalmente quando passamos uma url para alguém por telefone dizermos, por exemplo: ffelix.eti.br e a pessoa vai lá e teima em digitar o bendito do www no inicio da URL, mesmo sem que tenhamos soletrado os três dablius.

redirecionamento com ou sem www

Ok, mas isso não foi uma resposta rápida para como solucionar o problema de redirecionar endereços sem www para endereços com www. Isso é feito com a edição do arquivo .htacces (para hospedagens de sites em Linux). No caso podemos simplesmente editar este arquivo com o seguinte conteúdo:

RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^ffelix.eti.br
RewriteRule ^http://www.ffelix.eti.br%{REQUEST_URL}[L,R=301]

No exemplo acima, usei como demonstração o meu domínio, mas obviamente que o texto deverá ser alterado com a URL do dominio a ser feito o redirecionamento.

obviamente o contrário também pode ser feito, para redirecionar URL’s com o www para um endereço sem o www:

RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^www.(.*) [NC]
RewriteRule ^(.*) http://%1/$1 [R=301,L]

Como costumo sempre dar exemplo de como eu faço as minhas configurações, coloco aqui o trecho de meu arquivo .htaccess, pois um leitor mais atento deve ter observado que ao ser digitada a URL: http://ffelix.eti.br o seu browser é redirecionado não para um domínio iniciado com www, mas sim para http://blog.ffelix.eti.br, para fazer isso, utilizo o seguinte código:

RewriteCond %{QUERY_STRING} ^ffelix.eti.br$
RewriteRule ^ver.php$ http://blog.ffelix.eti.br/$%1 [R=301,L]

Se tiver noções de inglês, pode aprender muito mais coisas e criar seu próprio arquivo .htaccess com o .htaccessEditor, fica ai a dica.