fbpx
SEO

Redirecionamento de URL com ou sem www

A origem deste artigo é o comentário do leitor Fabio Canto, do blog FCST-INFO

Caro, estou começando novamente nesta brincadeira, mas descobri um problema, que pode gerar algum transtorno, não consigo abrir o site se não adicionar o www, como posso resolver esse problema?
Agradeço pela ajuda.

Fabio Canto

Redirecionamentos no Apache

A forma mais simples de solucionar esse problema é fazer um redirecionamento para um dos dois, conforme sua escolha. Na verdade, o uso do www remonta os primórdios da internet, hoje é ainda amplamente utilizado por questão puramente de costume adquirido. É muito comum principalmente quando passamos uma url para alguém por telefone dizermos, por exemplo: ffelix.eti.br e a pessoa vai lá e teima em digitar o bendito do www no inicio da URL, mesmo sem que tenhamos soletrado os três dablius.

Ok, mas isso não foi uma resposta rápida para como solucionar o problema de redirecionar endereços sem www para endereços com www. Isso é feito com a edição do arquivo .htacces (para hospedagens de sites em Linux). No caso podemos simplesmente editar este arquivo com o seguinte conteúdo:

RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^ffelix.eti.br
RewriteRule ^http://www.ffelix.eti.br%{REQUEST_URL}[L,R=301]

No exemplo acima, usei como demonstração o meu domínio, mas obviamente que o texto deverá ser alterado com a URL do dominio a ser feito o redirecionamento.

Obviamente o contrário também pode ser feito, para redirecionar URL’s com o www para um endereço sem o www:

RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^www.(.*) [NC]
RewriteRule ^(.*) http://%1/$1 [R=301,L]

Como costumo sempre dar exemplo de como eu faço as minhas configurações, coloco aqui o trecho de meu arquivo .htaccess, pois um leitor mais atento deve ter observado que ao ser digitada a URL: http://ffelix.eti.br o seu browser é redirecionado não para um domínio iniciado com www, mas sim para http://blog.ffelix.eti.br, para fazer isso, utilizo o seguinte código:

RewriteCond %{QUERY_STRING} ^ffelix.eti.br$
RewriteRule ^ver.php$ http://blog.ffelix.eti.br/$%1 [R=301,L]

Se tiver noções de inglês, pode aprender muito mais coisas e criar seu próprio arquivo .htaccess com o .htaccessEditor, fica ai a dica.

Felix

Residindo atualmente na cidade de Cascavel, no oeste do Paraná. Já dei aulas de informática, trabalhei com Hardware, redes, fui analista de suporte, aprendi SEO e mídias sociais e também programação. Faço um pouco de tudo, mas não sou especialista em nada, por isso estou sempre estudando e tentando evoluir. Com isso vou compartilhando aqui um pouco do que vou aprendendo no dia a dia.

Verified by MonsterInsights