fbpx
Servidores

Servidor de e-mail Zimbra: Como personalizar logos

Foi-se o tempo em que administrar servidores de e-mail davam todo aquele trabalho, Postfix, Sendmail e MS Exchange (ok, nunca trabalhei com este ultimo) já foram muito populares, aqui mesmo já dei dicas de uma enorme Lista de comandos do servidor de e-mail Exim, porém convenhamos hoje já há alternativas muito melhores e que nos poupam muito trabalho, uma delas é o Zimbra, que foi desenvolvido pela empresa de mesmo nome: adquirido pelo Yahoo! e posteriormente comprado pela VMWare.

Há duas versões do servidor de e-mail Zimbra, a comercial que possui alguns recursos e facilidades a mais e que também oferece suporte e a versão OpenSource, livre para baixar, com todo seu código fonte disponível e tão funcional quanto sua versão paga, apenas com alguns recursos a menos e sem suporte por parte da empresa responsável – Porém, o custo benefício da solução livre é enorme.

Neste artigo não vou abordar nada referente à instalação ou configuração de um servidor de e-mail, mas sim uma dica rápida de como Alterar as logos do Zimbra, afinal, se você administra um servidor de e-mail para sua empresa, um detalhe que já faz muita diferença é a personalização de sua aparência.

Para começar, trabalhei com imagens .png com fundo transparente, com dimensões de 300px de largura por 50px de altura, é possível trabalhar com outras dimensões, mas em meu caso estas foram as que mais se adequaram.

Iremos alterar 3 parâmetros em nosso servidor de e-mail Zimbra, descrevo-os abaixo:

  • `zimbraSkinLogoURL`: Este parâmetro é referente aos links das logos, tanto das telas de login, quanto das imagens exibidas no canto superior esquerdo da tela das áreas do usuário e administrativa;
  • `zimbraSkinLogoLoginBanner`: Esta é a imagem que é exibida nas telas de login e de splash;
  • `zimbraSkinLogoAppBanner`: Imagem do canto superior esquerdo;

Salve as respectivas imagens no diretório: /opt/zimbra/jetty/webapps/zimbra/img/ de seu servidor Zimbra. Após isso, como usuário zimbra, execute os comandos abaixo:

$ zmprov modifyDomain ffelix.eti.br zimbraSkinLogoURL \ http://ffelix.eti.br

$ zmprov modifyDomain ffelix.eti.br zimbraSkinLogoLoginBanner \ http://mail.ffelix.eti.br/img/logo_banner_ffelix.png

$ zmprov modifyDomain ffelix.eti.br zimbraSkinLogoAppBanner \ http://mail.ffelix.eti.br/img/banner_app_logo_ffelix.png

Como é possível administrarmos vários dominios em um mesmo servidor de e-mail Zimbra, da mesma forma podemos configurar várias logos, uma para cada dominio, bastando para isso especificarmos o dominio que iremos personalizar e a também sua respectiva imagem. Imagino que os comandos acima estejam bem claros quanto a isso, mas se alguém tiver dúvidas é só perguntar por comentários ou pelo formulário de contato.

$ zmmailboxdctl reload

Nas alterações que realizei nos servidores que administro, após reiniciar os serviços tive as mensagens de erro abaixo, porém nada que tenha afetado o funcionamento dos servidores.

zmmailboxdctl reload
Stopping mailboxd...done.
ls: cannot access ZimbraConnectorOLK*x86.msi: No such file or directory
ls: cannot access ZimbraConnectorOLK*x64.msi: No such file or directory
ls: cannot access zimbra-isync*.dmg: No such file or directory
Starting mailboxd...done.

Felix

Residindo atualmente na cidade de Cascavel, no oeste do Paraná. Já dei aulas de informática, trabalhei com Hardware, redes, fui analista de suporte, aprendi SEO e mídias sociais e também programação. Faço um pouco de tudo, mas não sou especialista em nada, por isso estou sempre estudando e tentando evoluir. Com isso vou compartilhando aqui um pouco do que vou aprendendo no dia a dia.

Verified by MonsterInsights