Samsung Messages

Alerta bem preocupante, principalmente se você é daquelas pessoas que possui fotos comprometedoras em seu celular: O Samsung Messages, aplicativo oficial de mensagens da Samsung, presente em todos os modelos Galaxy da marca possui uma falha que faz com que o aplicativo acesse a galeria de fotos de seu smartphone e envie aleatoriamente, sem a autorização do usuário fotos para seus contatos.

Os usuários somente estão percebendo o erro quando ao receber a(s) foto(s) o destinatário dá algum retorno na mensagem, visto que o aplicativo não notifica ao proprietário do aparelho que tal encaminhamento foi feito. Um usuário do Reddit relatou que seu celular durante a noite enviou sua galeria de fotos inteira a um contato, sem sua permissão.

Galeria de imagens

A provável explicação para o problema é uma interação defeituosa entre o Samsung Messages e as atualizações recentes do perfil RCS (Rich Communication Services). Essa “tecnologia” está presente no aplicativo e tem como objetivo aprimorar as funcionalidades do SMS, trazendo recursos como o melhor compartilhamento de mídia e indicadores de leitura.

A Samsung já se pronunciou sobre o caso e diz que está trabalhando para corrigir a falha. Enquanto isso, os usuários podem se precaver acessando as configurações do aparelho e remover o acesso do aplicativo ao armazenamento do celular; ou então desativar o Samsung Messages e instalar outro aplicativo para substituí-lo, como o Android Messages.