fbpx
Desenvolvimento

Aprender como programar em Python, desde o inicio.

Após alguns feedbacks sobre o artigo anterior: Python – alguns fundamentos básicos, realmente tive que concordar que a didádica não estava lá muito boa, então decidi (sic) começar mais do começo, para tentar aqui ensinar você a como aprender como programar em Python.

Isto não é exatamente um curso online de Python. Estou na verdade planejando isso para um futuro próximo, então mesmo não tendo usado uma didádica da forma como eu queria no artigo anterior, resolvi não editá-lo ou apagá-lo, mas novamente tentar passar aqui alguns conceitos básicos de Python. Afinal, repetição também faz parte do processo de aprendizado, principalmente quando se trata de aprender como programar.

De toda forma, ainda indico aqui a leitura do livro: ‘Python: escreva seus primeiros programas‘, pois grande parte do conteúdo que passarei aqui é baseado nele, pois é uma de minhas leituras atuais.

No decorrer desta série de artigos, conforme for evoluindo em meus estudos e leituras farei novas indicações de livros que possam lhes ensinar a aprender como programar.

Verificar a versão do Python instalada

Para confirmar que o Python está instalado corretamente, você pode verificar isso executando o seguinte comando no terminal – Novamente, vamos assumir que você está usando uma versão de Linux qualquer, no meu caso, estou usando o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver)

python --version
verificar versão python - aprender a programar
resultado do comando ‘python –version’

Como visto na imagem acima, no momento em que escrevo este artigo estou usando a versão 3.7.1 do Python, porém é possível ter várias versões do Python instaladas em seu sistema e facilmente escolher com qual versão trabalhar, para saber mais sobre como ter este controle de versões do Pyhton leia o artigo Pyenv – controle as versões do Python em seu S.O.

Aqui, estou supondo que você já tenha o Python instalado em seu computador, pois no momento, também não irei detalhar aqui como instalar o Python ou mesmo abordar com mais detalhes como fazer isso em outros sistemas operacionais que não o Linux, conforme o retorno que tiver dos leitores isso poderá ser feito mais adiante.

Há também a possibilidade de você ter o Python 3 instalado, mas o comando python –version executar a versão do Python 2, isso se dá em casos em que você também tem o Python 2 instalado em conjunto. Esse é frequentemente o caso do MacOS e de muitas distribuições do Linux. Nestes casos, se você optar por não usar o pyenv como mencionado anteriormente, você precisará usar o comando python3 de forma explicita para executar o Python 3.

O primeiro programa de quem está aprendendo a programar

Usando a IDLE do Python para um ‘Olá mundo!’

A IDLE é um ambiente de desenvolvimento integrado para Python, que é lançado em cada liberação da ferramenta de programação desde a versão 2.3. Ele não é incluso no pacote Python incluído com muitas distribuições Linux. É completamente escrito em Python e com o kit de ferramentas de GUI Tkinter (funções de empacotamento para Tcl/Tk).

De acordo com o arquivo README incluso, suas principais características são:

  • Editor de textos multi-janela com destaque de sintaxe, autocomplemento, indentação rápida e outras.
  • Shell Python com destaque de sintaxe.
  • Depurador integrado com passo-a-passo, pontos de parada persistentes e visibilidade de chamada de pilha.

Para criar um simples o que aqui seria nosso ‘primeiro programa’ em Python, para nos livrarmos da maldição*, temos que, no terminal digitar o comando python para abrir o interpretador interativo, ou IDLE:

python
executando o python - aprender a programar
IDLE já iniciada.

Podemos observar em nossa IDLE várias informações úteis já de inicio, como a versão do Python que está sendo executada logo na primeira linha:

Python 3.7.1 (default, Dec 11 2018, 20:46:31)

Em seguida, a versão do compilador que foi usado (isso não é importante agora):

[GCC 7.3.0] on linux

Dicas de como obter mais informações e também ajuda, isso sim é muito importante, principalmente quando estamos aprendendo a programar:

Type “help”, “copyright”, “credits” or “license” for more information.

E finalmente, o sinal que tanto queremos, que significa que a IDLE está pronta para receber os primeiros comandos:

>>>

Observe que após este sinal de ‘>>>’ o cursor está piscando, prontinho para você digitar seu primeiro comando para o interpretador. Então, vamos logo dar sequência a isso e digitar – sim, digite, não copie, para não acabar virando um ‘copiador de código’ como comentei quando escrevi o artigo: Como aprender a programar praticando.

print('Olá, mundo!')

Feito isso, tecle ‘Enter’ e veja a mágica acontecer:

hello world em python - aprender a programar
resultado do comando print

Ok, confesso que aparentemente não houve nenhuma ‘mágica’ assim, afinal queremos logo aprender como programar e tudo o que foi feito foi a exibição da frase ‘Olá, mundo!’ na tela. Mas com isso já aprendemos a função do comando print(), que como o próprio nome diz, ao traduzirmos do inglês nos imprime aquilo que quisermos na tela.

O comando print() do Python, imprime na tela tudo aquilo que estiver entre parenteses. Como no caso do exemplo aqui citado, como queriamos imprimir um texto, este deve sempre estar delimitado entre aspas, simples ou duplas, no caso de esquecermos as aspas, um erro será apresentado:

erro de sintaxe em python - aprender a programar
sintaxe inválida

Na imagem acima, demonstro o erro apresentado pelo Python ao tentarmos imprimir um texto, mas esquecendo de colocá-lo entre as aspas. Temos um erro de síntaxe: SyntaxError: invalid syntax.

‘Olá, mundo!’ em um arquivo Python

Apesar de muito simples, este ‘Olá, mundo!’ que fizemos é sim um programa, porém não muito util. Não só pelo fato de não fazer nada além de exibir um texto na tela, mas pelo detalhe de que sempre que quisermos fazer isso termos que escrever o programa inteiro novamente. Ok, ele só tem uma linha, mas e caso ele fosse maior?

Vamos então sair de nossa IDLE, para isso podemos escolher entre 2 comandos:

  • quit()
  • exit()

Ou simplesmente pressionarmos simultaneamente as teclas Ctrl + D.

Como aqui estamos fazendo algo bem simples, você pode usar qualquer editor de texto simples, como o Sublime, Gedit, Nano, etc…, pois a unica coisa que faremos é criar um novo arquivo de texto, digitar novamente o comando print(‘Olá, mundo!’) em uma linha e salvar o arquivo com o nome OlaMundo.py.

O nome ‘OlaMundo’ é opcional, você pode escolher o nome que bem entender, porém a extensão .py não, ela é necessária para que identificarmos este arquivo como sendo um código-fonte Python posteriormente.

Após feito isso, já temos um programa em Python em nosso computador. Para então finalmente executarmos sempre que quisermos, basta através do terminal acessar o diretório/pasta onde o mesmo está salvo e digitar o comando:

python OlaMundo.py
hello world em arquivo python - aprender a programar

Outro adendo aqui ao que disse lá em cima sobre a maldição, caso não tenha entendido, veja este vídeo explicativo:

Ok, peço desculpas a você que tenha chegado aqui após todo esse textão e talvez tenha se decepcionado com tudo isso apenas para explicar bem brevemente a respeito da IDLE do Python e sobre o comando print(), mas é que como disse, tentarei ser o mais didático possível, já que o objetivo aqui é ensinar a programar pessoas que tenham pouca ou nenhuma experiência.

De toda forma, agradeço a quem leu tudo com paciência e principalmente a quem está entrando em contato, seja por comentário, whatsapp, mensagem, direct no Instagram, etc…,

Espero ainda esta semana dar continuidade aos artigos desta série aqui no blog, aguarde.

Felix

Residindo atualmente na cidade de Cascavel, no oeste do Paraná. Já dei aulas de informática, trabalhei com Hardware, redes, fui analista de suporte, aprendi SEO e mídias sociais e também programação. Faço um pouco de tudo, mas não sou especialista em nada, por isso estou sempre estudando e tentando evoluir. Com isso vou compartilhando aqui um pouco do que vou aprendendo no dia a dia.

Verified by MonsterInsights