Cinco Projetos em Python para Iniciantes
Se você está começando a programar em Python e sente que seus conhecimentos estão mais parados que um churrasco sem carvão, este artigo é para você! Vamos mergulhar em cinco projetos práticos que são perfeitos para iniciantes, podem ser feitos em um fim de semana e ainda te darão aquele orgulho de “olha o que eu fiz!”. De quebra, você vai aprender conceitos fundamentais de programação enquanto se diverte.
Prepare seu café, abra seu editor de código favorito (ou o bom e velho VS Code) e bora codar! 🚀
Por que projetos práticos?
Antes de irmos para os projetos, uma rápida reflexão: aprender Python só na teoria é como tentar aprender a cozinhar sem nunca ir para a cozinha. Projetos práticos te colocam na ação, ajudam a fixar conceitos e ainda te dão algo para mostrar no LinkedIn (ou impressionar os amigos). Esses cinco projetos foram escolhidos porque são simples, úteis e cobrem diferentes áreas da programação, de automação a jogos. Vamos aos detalhes!
1. Gerenciador de Tarefas: Organize sua Vida (ou Pelo Menos suas Tarefas)
Você já perdeu o controle das suas tarefas e acabou esquecendo de comprar ração pro cachorro? Um gerenciador de tarefas é o projeto perfeito para iniciantes. Ele te ensina a lidar com entrada/saída de dados, manipulação de listas e persistência de dados (salvar coisas em um arquivo).
O que você vai aprender:
- Manipulação de listas e dicionários
- Leitura e escrita em arquivos
- Estruturas de controle (loops e condicionais)
Exemplo de Código:
# gerenciador_tarefas.py
tarefas = []
def adicionar_tarefa(descricao):
tarefas.append({"descricao": descricao, "concluida": False})
print(f"Tarefa '{descricao}' adicionada!")
def listar_tarefas():
for i, tarefa in enumerate(tarefas, 1):
status = "✔" if tarefa["concluida"] else " "
print(f"{i}. [{status}] {tarefa['descricao']}")
def salvar_tarefas():
with open("tarefas.txt", "w") as arquivo:
for tarefa in tarefas:
arquivo.write(f"{tarefa['descricao']},{tarefa['concluida']}\n")
# Exemplo de uso
adicionar_tarefa("Comprar ração pro cachorro")
adicionar_tarefa("Estudar Python")
listar_tarefas()
salvar_tarefas()
2. Bot para Telegram: Seu Assistente Pessoal (ou um Papagaio Digital)
Quem nunca quis ter um bot que responde automaticamente no Telegram? Esse projeto é divertido e te apresenta ao mundo da automação. Usaremos a biblioteca python-telegram-bot para criar um bot que responde a comandos.
O que você vai aprender:
- Configuração de APIs
- Manipulação de eventos em tempo real
- Bibliotecas externas
Exemplo de Código:
# bot_telegram.py
from telegram.ext import Updater, CommandHandler
def start(update, context):
update.message.reply_text("Oi! Sou seu bot. Tenta /piada pra rir um pouco!")
def piada(update, context):
update.message.reply_text("Por que o astronauta terminou com a namorada? Porque ele precisava de espaço!")
def main():
updater = Updater("SEU_TOKEN_AQUI", use_context=True)
dp = updater.dispatcher
dp.add_handler(CommandHandler("start", start))
dp.add_handler(CommandHandler("piada", piada))
updater.start_polling()
updater.idle()
if __name__ == "__main__":
main()
3. Scraper de Sites: Espione a Internet (Legalmente, Claro)
Quer extrair dados de um site, como preços de produtos ou manchetes de notícias? Um web scraper com a biblioteca BeautifulSoup é perfeito para isso. Vamos raspar um site de exemplo (sempre cheque os termos de uso do site!).
O que você vai aprender
- Requisições HTTP com requests
- Parsing de HTML
- Ética em web scraping
Exemplo de Código:
# scraper.py
import requests
from bs4 import BeautifulSoup
url = "https://example.com"
resposta = requests.get(url)
soup = BeautifulSoup(resposta.text, "html.parser")
# Extrair todos os títulos (h1)
titulos = soup.find_all("h1")
for titulo in titulos:
print(titulo.text.strip())
4. Jogo Simples com Pygame: Crie Sua Própria Aventura
Nada grita “sou programador” como criar um joguinho. Com a biblioteca Pygame, você pode fazer um jogo simples, como um desvio de obstáculos. É mais fácil do que parece e super divertido!
O que você vai aprender:
- Lógica de jogos (colisões, movimentação)
- Manipulação de eventos
- Interface gráfica básica
Exemplo de Código:
# jogo_pygame.py
import pygame
pygame.init()
tela = pygame.display.set_mode((800, 600))
jogador = pygame.Rect(400, 500, 50, 50)
obstaculo = pygame.Rect(400, 0, 50, 50)
velocidade = 5
rodando = True
while rodando:
for evento in pygame.event.get():
if evento.type == pygame.QUIT:
rodando = False
teclas = pygame.key.get_pressed()
if teclas[pygame.K_LEFT]:
jogador.x -= velocidade
if teclas[pygame.K_RIGHT]:
jogador.x += velocidade
tela.fill((0, 0, 0)) # Fundo preto
pygame.draw.rect(tela, (255, 0, 0), jogador) # Jogador vermelho
pygame.draw.rect(tela, (0, 255, 0), obstaculo) # Obstáculo verde
pygame.display.flip()
pygame.quit()
5. Analisador de CSV: Domine os Dados como um Cientista
Se você já abriu uma planilha e pensou “como faço pra analisar isso rápido?”, esse projeto é pra você. Vamos criar um script que lê um arquivo CSV e faz análises simples, como calcular médias ou encontrar valores máximos.
O que você vai aprender
- Manipulação de arquivos CSV com
pandas
- Análise básica de dados
- Visualização de resultados
Exemplo de Código:
# analisador_csv.py
import pandas as pd
# Ler arquivo CSV
dados = pd.read_csv("exemplo.csv")
# Calcular média de uma coluna
media = dados["vendas"].mean()
print(f"Média de vendas: {media}")
# Encontrar o maior valor
maximo = dados["vendas"].max()
print(f"Maior venda: {maximo}")
Desafio: Mostre Seu Projeto ao Mundo!
Agora que você tem cinco projetos irados, que tal compartilhar seu progresso? Escolha um (ou todos!) e poste seu projeto concluído no X com a hashtag #PythonDesafioDaSemana. Não esqueça de citar meu perfil, @asfelix, para eu dar um like e um comentário no seu trabalho. Vamos criar uma comunidade de programadores iniciantes que não têm medo de codar no fim de semana! 😎
Conclusão
Esses cinco projetos são apenas o começo. Obviamente se você se deu ao trabalho de digitá-los por completo em seu computador e tentou executá-los, se separou com “um programa bestinha” que só escreve algumas coisas na tela e mais um monte de erros.
Pois é, eles são só exemplos, que você deve usar para aprender, eles mostram apenas uma parte do caminho.
Eles te ensinam desde manipulação de dados até criação de jogos, passando por automação e análise. O mais legal? Você pode personalizá-los e transformá-los em algo único e que funcione. Então, pare de reclamar, pegue seu teclado, escolha um projeto e comece a codar.
Quer mesmo aprender de verdade? Da uma lida neste artigo: Domine Análise de Dados com Python e Fernanda Santos, onde eu falei um pouco sobre o curso da Fernanda Santos, que é muito bem avaliado por quem o comprou, daí depois que você ler, e quem sabe comprar, ESTUDAR E PRATICAR daí sim você para de reclamar, não é mesmo?
Ok, brincadeira a a parte, quem sabe, no próximo fim de semana, você já esteja criando o próximo unicórnio da tecnologia!
Descubra mais sobre Alexsandro Felix
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.