fbpx
Desenvolvimento

Como aprender a programar praticando.

Se você está querendo aprender a programar, não importa qual a linguagem escolhida, a primeira providência que tomará com certeza será iniciar um curso de programação. Mas e após iniciar seus estudos, como ir aos poucos desenvolvendo sua habilidade em programação?

Pois bem, em vários cursos de programação disponíveis, um dos melhores conselhos é: pratique a arte de programar! Por mais que você leia, assista vídeos e faça os exercícios propostos em qualquer curso ou livro de programação, se você não praticar, nunca irá aprender a programar realmente. Muitas vezes temos diversos copiadores de código, ao invés de programadores.

Seja um programador, não um copiador de código

O que é um ‘copiador de código’?

Acredite, não é dificil encontrarmos copiadores de código. Entenda que copiar código não é errado, você o fará muito durante sua jornada para aprender a programar e também depois, quando já estiver exercendo a carreira de programador.

Enquanto estiver aprendendo a programar, seja através de cursos de programação, ou livros, terá exemplos que terá que reproduzir, então você estará copiando códigos. Meu conselho aqui é: se você estiver aprendendo a programar fazendo uso de cursos online ou mesmo livros de programação em formato digital, não ceda à tentação de usar o famoso Ctrl + C / Ctrl + V; isso apenas o prejudicará. Faça como a moda antiga mesmo: digite linha por linha. Neste processo, obviamente ocorrerão erros de digitação e seu programa não funcionará por causa disso. Para solucionar problemas assim que ocorrerão você deverá então analisar seu código, comparar com o original e encontrar o erro para corrigir. Desta forma você estará já reforçando seu aprendizado em programação, pois erros são mais comuns do que você pensa. Já se apenas ficar fazendo uso do Ctrl + C / Ctrl + V, não estará aprendendo nada, nem mesmo aquilo que está estudando no momento.

O mesmo ocorre quando já for um programador profissional. É extremamente comum nos depararmos com um problema que já foi solucionado por alguém e o código estar ali, pronto, disponível para usarmos; as vezes apenas sendo necessárias algumas modificações para que se adeque ao nosso projeto. Que atire a primeira pedra quem nunca usou código encontrado no Stackoverflow, por exemplo.

Portanto, não se envergonhe de copiar código, como dito anteriormente, isso é normal. Mas não seja apenas um copiador de código, desenvolva as suas próprias soluções, ou mesmo melhore aquele código que você está copiando. Não se contente com pouco e procure sempre analisar o código alheio não só para solucionar o seu problema, mas tente fazê-lo mais simples, ou com uma performance melhor. Procure sempre aprender e não apenas copiar.

Aumentando suas habilidades ao aprender a programar

Se você é um programador iniciante – é para estas pessoas que escrevo este artigo. Tente sempre praticar. Procure problemas e encontre as soluções para os mesmos na forma de pequenos programas e/ou scripts.

Aqui, para exemplificar, vou usar a linguagem de programação Python, mas se você quiser exercitar um pouco mais, pode tentar adotar a dica em qualquer linguagem que desejar.

Hoje mesmo, precisei fazer um cálculo simples: uma regra de três. Assumo que realmente sou preguiçoso, então como até frequentemente preciso fazer contas assim, pensei: “vou fazer um pequeno script em Python, para facilitar minha rotina.”.

Sim, eu sei que poderia ter feito a conta de cabeça, usado a calculadora do notebook ou até mesmo uma pequena planilha. Mas, caso fizesse uso de qualquer uma destas alternativas, perderia a oportunidade de realizar este pequeno exercício mental.

Parece bobo? Sim, parece e pode até ser. Mas são pequenos problemas assim que podem nos proporcionar a aumentar nossa habilidade em programar. Afinal, não é logo no início que você irá desenvolver uma rede social como o Facebook e ficar bilionário; comece aos poucos.

O problema:

Recentemente, me cadastrei em um site que paga para você responder a pesquisas. Como tenho certo tempo ócio e as pesquisas são relativamente curtas, conforme vão surgindo eu vou respondendo, assim, de uma forma ou de outra já são alguns centavos a mais que entram na minha conta.

Cada pesquisa respondida, me dá X pontos. Atualmente estou com 1250 pontos e teoricamente, com tais pontos tenho R$ 5,45 de crédito.

Segundo o que apresenta no site, faltam 18750 pontos para que eu possa fazer um resgate, ou seja: É necessário que eu acumule 20000 pontos para poder sacar.

Ok, mas e após eu completar estes 20000 pontos, qual o valor em Reais que eu terei para receber? É aqui que entra a regra de três, e só para o caso de você não lembrar como funciona tal regra, exemplifico na imagem abaixo.

Aprender a programar - regra de 3

Explicando: Se 1250 pontos são equivalentes a R$ 5,45; Quanto que 20000 pontos me renderia também em Reais? Como este valor é desconhecido, vamos chamá-lo aqui de ‘X’.

A regra de três consiste então em multiplicar os 1250 pontos por ‘X’, ao mesmo tempo em que multiplico os 20000 pontos por 5,45, em seguida, pego este segundo resultado e divido pelos 1250; desta forma terei o valor de ‘X’:

Aprender a programar - regra de 3

A solução

Transformando isso em um algoritmo, temos o seguinte fluxograma – mais simples que isso, considero impossível, então vou dispensar explicações.

Aprender a programar - regra de 3 - algoritmo

O que assim que convertido em um script em Python ficou com o código abaixo:

Aprender a programar - regra de 3 - código

Propositalmente, preferi aqui mostrar justamente o código em uma imagem para que caso você que está lendo isso com o objetivo de aprender a programar não apenas copie o código com um Ctrl + C / Ctrl + V, mas sim que o digite em sua própria máquina e execute.

Caso tenha feito o teste, me conte nos comentários: A operação deu certo? Você obteve o resultado esperado ou surgiu algum erro? Tem alguma ideia de como fazer este pequeno script de forma melhor? Ou então…, como ele ficaria em outra linguagem, em PHP ou Javascript por exemplo?

Esta é uma série que irei fazendo aos poucos, com dicas de exercícios, pequenos problemas e soluções e espero que aos poucos você vá aprendendo a programar comigo por aqui.

Ps.: Já saiu a contnuação desta série, leia mais em: Python – alguns fundamentos básicos

Caso seja de seu interesse acompanhar tais aulas ou ser notificado de novos artigos do blog, assine nossa lista de e-mails:

Assine nossa lista de e-mail:

* campo obrigatório
/ ( dd / mm )

Felix

Residindo atualmente na cidade de Cascavel, no oeste do Paraná. Já dei aulas de informática, trabalhei com Hardware, redes, fui analista de suporte, aprendi SEO e mídias sociais e também programação. Faço um pouco de tudo, mas não sou especialista em nada, por isso estou sempre estudando e tentando evoluir. Com isso vou compartilhando aqui um pouco do que vou aprendendo no dia a dia.

Verified by MonsterInsights