Dando sequência a série onde pretendo lhe ajudar a Aprender como programar em Python, desde o inicio, neste artigo vou mostrar como declarar variáveis em Python.
O que são variáveis
Quando queremos um livro, vamos até a estante, então o localizamos no espaço em que ele está alojado e o retiramos para ler. Por vezes também após retirar um livro de onde ele está, podemos colocar outro. Portanto, com variáveis o funcionamento é o mesmo, porém quando no computador, nem nos damos conta deste processo.
Podemos comparar a memória RAM do computador com uma estante de uma biblioteca, afinal, ela possui diversos livros. Portanto os livros que estão nela seriam as variáveis.
Variáveis são espaços reservados na memória para armazenar dados que serão utilizados durante a execução do programa. Podem ter valores de diversos tamanhos e tipos, tais como números inteiros, números reais, caracteres, frases, etc.
Exitem N linguagens de programação, cada uma com sua própria forma de tratar suas variáveis. Porém explicarei especificamente como são as variáveis em Python.
Criando variáveis em Python e atribuindo valores
Para criar uma variável em Python, tudo o que você precisa fazer é especificar o nome da variável e, em seguida, atribuir um valor a ela.
nome_da_variavel = 'valor da variável'
O Python usa o sinal de igual ‘=’ para atribuir valores a variáveis. Assim sendo, não há necessidade de declarar uma variável antecipadamente. Atribuir um valor a uma variável em si declara e inicializa a variável com esse valor. Não há como declarar uma variável lhe atribuir um valor inicial.
Como dito no artigo Como aprender a programar praticando é praticar, então vamos aprender a programar declarando algumas variáveis digitando um pouco de código:
# Inteiros
a = 28
print(a)
# Saída: 28
# Ponto flutuante
pi = 3.1415
print(pi)
# Saída: 3.14.15
# String
name = 'Alexsandro Felix'
print(name)
# Saída: Alexsandro Felix
# Boolean
b = True
print(b)
# Saída: True
# Valor vazio ou dado do tipo nulo
x = None
print(x)
# Saída: None
# Variável declarada de forma errada
0 = x
# Saída: SyntaxError: can't assign to literal
Antes de mais nada, explico que toda linha iniciada com o sinal ‘#’ é um comentário, portanto será ignorada pelo interpretador. Comentários devem explicar a função, seu funcionamento, parâmetros e quais serão os possíveis retornos desta função. Posteriormente a documentação e manutenção do programa será bem mais fácil. Explicarei mais sobre comentários em Python em um artigo posterior.
Ao salvar este arquivo e executar código, temos o seguinte resultado:
A mensagem é bem específica, nos diz exatamente onde está o erro, na linha 27 do arquivo variaveis.py:
File “variaveis.py”, line 27
Observando mais minunciosamente, vemos que há um acento circunflexo, com a finalidade de simbolizar uma seta que está apontando para o número zero ‘0’. Assim sendo, é exatamente aqui que está o erro que impede a execução de nosso programa:
SyntaxError: can’t assign to literal
Este erro ocorreu porque há algumas regras para declarar variáveis em Python. A propósito, vamos a elas:
Normas para declarar variáveis em Python
Regras para nomeação de variáveis em Python:
- Nomes de variáveis em Python podem começar com uma letra ou um underline.
x = True # válido
_y = True # válido
9x = False # => SyntaxError: invalid syntax – começa com número
$y = False # => SyntaxError: invalid syntax – começa com símbolo - O restante do nome da variável pode ter letras, números e underline.
variavel_com_0 = ‘variável válida’
- Os nomes de variáveis são sensíveis a maiúsculas
x = 28
y = X*5
=>NameError: name ‘X’ is not defined - Você não pode usar palavras reservadas do python como nome de variável válido
Lista de palavras reservadas do Python: ‘False’, ‘None’, ‘True’, ‘and’, ‘as’, ‘assert’, ‘async’, ‘await’, ‘break’, ‘class’, ‘continue’, ‘def’, ‘del’, ‘elif’, ‘else’, ‘except’, ‘finally’, ‘for’, ‘from’, ‘global’, ‘if’, ‘import’, ‘in’, ‘is’, ‘lambda’, ‘nonlocal’, ‘not’, ‘or’, ‘pass’, ‘raise’, ‘return’, ‘try’, ‘while’, ‘with’, ‘yield’
Tipos de variáveis em Python
O Python possui tipagem dinâmica, desse modo o próprio interpretador infere o tipo dos dado que uma variável recebe, dessa forma não há a necessidade que você especifique isso.
Variáveis do tipo numérico
Existem 4 tipos de variáveis numéricas em Python:
- inteiro (int)
- ponto flutuante (float)
- booleano (bool)
- complexo (complex)
Eles suportam adição, subtração, multiplicação e divisão e também podem se relacionar.
Para sabermos o tipo da variável declarada, usamos a função type():
a = 28
type(a)
Um cuidado que se deve tomar é que o tipo inteiro <int> é de precisão infinita, ou seja, um programador descuidado pode gerar um número inteiro que ocupe toda a memória do computador.
pi = 3.1415
type(pi)
Variáveis de ponto flutuante têm o ponto ‘.’ como no exemplo 3.1415 para separar as casas decimais ao invés da vírgula ‘,’ que estamos habituados a utilizar.
b = True
type(b)
Sim, por mais estranho que pareça a princípio, o tipo de variável <bool> é numérica, pois para o computador é um tipo de dado primitivo que possui dois valores, que podem ser considerados como 0 ou 1, falso ou verdadeiro.
a = 4+3j
type(a)
Números complexos não têm uma aplicação comum no nosso dia a dia. Eles têm a parte imaginária e a real, sendo que cada uma delas é um float. Os números complexos, por exemplo, dão resposta como a raiz quadrada de um número negativo, e são usadas por exemplo em áreas como engenharia, estatística, etc.
Caracteres ou textos em variáveis no Python
Além de números, o Python também pode manipular strings, que podem ser de simples caracteres a frases e textos completos. Podendo conter letras, números ou símbolos. São delimitadas por aspas simples ou duplas:
name = 'Alexsandro Felix'
type(name)
Estes são apenas alguns exemplos de como declarar variáveis em Python. Apesar do texto longo, hoje também aprendemos mais uma função, a type() que futuramente será bastante utilizada também.