Alexsandro Felix

IP, Máscara, Gateway e DNS

“Seu IP é fixo ou dinâmico?”, “Qual sua máscara de rede?”, “O gateway está certo?” Não é problema de DNS?” – Quem nunca se deparou com estas perguntas? Para que servem? Como configurá-los? (não precisa esperar a sexta para ver no Globo Repórter).

Não é incomum precisarmos configurar a placa de rede de nosso computador para ter acesso a internet, acessar uma impressora, etc. Geralmente nos deparamos com endereços IP do tipo: 192.168.1.x ou 10.10.10.x.

Cada IP dentro de uma rede é único, é ele quem identifica a máquina (computador, tablet, smartphone, impressora, etc…), seu “endereço particular” para que os dados sejam transmitidos e entregues de forma correta. Em caso de endereços IP duplicados, os mesmos entrarão em conflito e toda a rede pode ser comprometida.

É como se duas residências possuíssem o mesmo endereço mesmo estando em locais diferentes de uma mesma cidade – o carteiro não saberia em qual casa entregar a correspondência.

Seguindo a mesma analogia, a máscara de rede pode ser comparada a um bairro de uma cidade; cada um abrigando várias casas. (endereços IP) de uma mesma região.

Sem dúvida, a mais usada é a máscara 255.255.255.0, tanto que muitos nem imaginam que ela pode ter outro valor e não apenas este. Esta é uma máscara também comumente chamada de /24 ou “barra vinte e quatro“, que na prática significa que ela possui 24 bits. Simplificando: esta rede pode comportar ao todo 254 hosts dentro de uma rede (onde cada host corresponde a uma máquina).

Como identificar seu IP no Windows

Para entender melhor a questão quantos hosts por rede cada configuração de máscara comporta, vamos a alguns exemplos, um comando primordial de rede em computadores com SO Windows é o ipconfig, vejamos abaixo sua saída:

No exemplo em questão, vamos nos atentar às primeiras informações, onde temos:

Nesta rede em particular, identificando a máscara de sub-rede como sendo 255.255.255.0, sabemos que ela pode comportar até 254 hosts (computadores, smartphones, impressoras, etc…), cada uma identificada com um endereço IP único.

As 3 primeiras “casas” do endereço IP possuem a função de identificar a rede, então deverão ser sempre iguais: 192.168.1, enquanto que a última “casa” identificará cada equipamento conectado nesta rede, começando de 1, podendo ir até 254. No caso desta máscara /24 o ip 192.168.1.0 serve para identificar a rede, enquanto que o IP 192.168.1.255 serve para broadcast (também veremos este termo mais tarde)

Outra máscara de sub-rede, as vezes nem tão conhecida é a /29, que em nossas configurações de IP é representada por 255.255.255.248. Neste caso o /29 corresponde ao número de bits da máscara (não se preocupe, veremos este conceito mais tarde, onde faremos alguns cálculos).

Esta máscara indica que nossa rede pode comportar até 6 hosts, onde no caso de troca de uma máscara /24 por uma /29 nesta mesma rede em que estou dando os exemplos agora ficaria desta forma:

Curso de Redes & Noções de Hardware

35 horas – início imediato!

  • Você sabia que uma das áreas com maior carência de profissionais é a de Redes de Computadores? (Fonte: Revista Época de Agosto)
  • Sabe que dominar esta tecnologia pode abrir as portas de uma nova carreira em empresa, ou servir para você montar seu próprio negócio, começando a atender amigos e parentes, até se tornar um profissional experiente de Redes?

IP Público vs Ip Privado

Unindo os dois conceitos, chegamos às classes de IP, muito basicamente podemos dividí-las em IP´s públicos e IP´s privados:

Já em se tratando do termo gateway, podemos simplesmente traduzi-lo livremente do inglês e temos então “portão”. Então a grosso modo, podemos dizer que todo e qualquer computador que vá acessar a internet tem que ter um portão (gateway) para que as informações entrem e saiam, possibilitando assim o acesso à rede mundial de computadores.

Uma curiosidade que nem todos sabem é que se geralmente, se você digitar o IP de seu gateway na barra de endereços de seu navegador, terá acesso ao seu roteador, e se souber o usuário e senha corretos, pode até mesmo arriscar-se a configurá-lo, ou apenas ver como se configura um roteador.

DNS – Entenda o que é

A ultima configuração de rede que veremos hoje é a dos servidores DNS (do inglês: Domain Name Server), que servem basicamente para simplificar nossa vida, pois se o pouco do que vimos de hoje sobre Endereços IP e máscaras de sub-rede já podem confundir nossa cabeça, imagine decorar o número de endereço IP de cada site que queiramos acessar.

Para simplificar isso os servidores DNS traduzem os endereços que digitamos em nossos navegadores, como https://blog.ffelix.eti.br para seu IP público (e vice-versa), podendo assim fazer a comunicação entre as máquinas para que tenhamos acesso a este conteúdo que você está lendo agora.

Lembrando que esta é apenas uma introdução muito básica do material que está por vir (apenas um rascunho), aos poucos conceitos serão aprofundados e trataremos de muitos outros aspectos de redes de computadores. Com base no feedback que receber por meio de comentários ou e-mails o material poderá ser muito melhor direcionado.

Sair da versão mobile