Alexsandro Felix

Servidor de e-mail Zimbra: Como personalizar logos

Foi-se o tempo em que administrar servidores de e-mail davam todo aquele trabalho, Postfix, Sendmail e MS Exchange (ok, nunca trabalhei com este ultimo) já foram muito populares, aqui mesmo já dei dicas de uma enorme Lista de comandos do servidor de e-mail Exim, porém convenhamos hoje já há alternativas muito melhores e que nos poupam muito trabalho, uma delas é o Zimbra, que foi desenvolvido pela empresa de mesmo nome: adquirido pelo Yahoo! e posteriormente comprado pela VMWare.

Há duas versões do servidor de e-mail Zimbra, a comercial que possui alguns recursos e facilidades a mais e que também oferece suporte e a versão OpenSource, livre para baixar, com todo seu código fonte disponível e tão funcional quanto sua versão paga, apenas com alguns recursos a menos e sem suporte por parte da empresa responsável – Porém, o custo benefício da solução livre é enorme.

Neste artigo não vou abordar nada referente à instalação ou configuração de um servidor de e-mail, mas sim uma dica rápida de como Alterar as logos do Zimbra, afinal, se você administra um servidor de e-mail para sua empresa, um detalhe que já faz muita diferença é a personalização de sua aparência.

Para começar, trabalhei com imagens .png com fundo transparente, com dimensões de 300px de largura por 50px de altura, é possível trabalhar com outras dimensões, mas em meu caso estas foram as que mais se adequaram.

Iremos alterar 3 parâmetros em nosso servidor de e-mail Zimbra, descrevo-os abaixo:

Salve as respectivas imagens no diretório: /opt/zimbra/jetty/webapps/zimbra/img/ de seu servidor Zimbra. Após isso, como usuário zimbra, execute os comandos abaixo:

$ zmprov modifyDomain ffelix.eti.br zimbraSkinLogoURL \ http://ffelix.eti.br

$ zmprov modifyDomain ffelix.eti.br zimbraSkinLogoLoginBanner \ http://mail.ffelix.eti.br/img/logo_banner_ffelix.png

$ zmprov modifyDomain ffelix.eti.br zimbraSkinLogoAppBanner \ http://mail.ffelix.eti.br/img/banner_app_logo_ffelix.png

Como é possível administrarmos vários dominios em um mesmo servidor de e-mail Zimbra, da mesma forma podemos configurar várias logos, uma para cada dominio, bastando para isso especificarmos o dominio que iremos personalizar e a também sua respectiva imagem. Imagino que os comandos acima estejam bem claros quanto a isso, mas se alguém tiver dúvidas é só perguntar por comentários ou pelo formulário de contato.

$ zmmailboxdctl reload

Nas alterações que realizei nos servidores que administro, após reiniciar os serviços tive as mensagens de erro abaixo, porém nada que tenha afetado o funcionamento dos servidores.

zmmailboxdctl reload
Stopping mailboxd...done.
ls: cannot access ZimbraConnectorOLK*x86.msi: No such file or directory
ls: cannot access ZimbraConnectorOLK*x64.msi: No such file or directory
ls: cannot access zimbra-isync*.dmg: No such file or directory
Starting mailboxd...done.
Sair da versão mobile